ANÁLISE CEFALOMÉTRICA COMPUTADORIZADA DE RICKETTS, McNAMARA E STEINER PARA AVALIAÇÃO DE PERFIS FACIAIS.

11/05/2010 16:07

INTRODUÇÃO:
A época em que o ortodontista utilizava apenas os modelos de gesso e as fotografias para suas avaliações e seu diagnóstico ficou definitivamente no passado. O advento da cefalometria marcou o fim de uma era e o início de outra quando permitiu conhecer e mensurar um grande número de variáveis que permaneceram ocultas até então.
A análise cefalométrica é o estudo preconizado por diferentes autores com o intuito de evidenciar as anomalias dentofacias.
Apesar das medidas de referência-padrão, a análise cefalométrica deve ser individualizada. Portanto, quando se avalia determinado paciente quanto à sua estética facial, não é adequado usar valores normativos para uma determinada raça com o objetivo de diagnóstico e tratamento de deformidades faciais em outras raças. O ortodontista e/ou o cirurgião devem preservar as características étnicas e raciais, de modo que não se altere a harmonia facial, mantendo-se, conseqüentemente, o sujeito coerente com seu padrão fenotípico.
Esta pesquisa propõe-se, após obtenção das médias das dimensões esqueléticas lineares e angulares preconizadas por Ricketts, McNamara e Steiner, utilizando o programa Radiocef 2000®: 1) comparar as grandezas cefalométricas obtidas entre as amostras masculina e feminina (estudo de dimorfismo sexual); 2) comparar as variáveis cefalométricas obtidas com os valores de referência descritos pelos autores.
 
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi realizada com uma amostra intencional, pois todos os indivíduos são residentes em Passo Fundo –RS, esta era composta por 40 telerradiografias em norma lateral de indivíduos brasileiros, da raça branca, de ambos os gêneros, com perfis agradáveis, na faixa etária entre 19 e 32 anos de idade.
As telerradiografias foram captadas, por meio de um scanner, dotado de leitor de transparência ajustado para 256 tons de cinza e uma resolução óptica de captura de 75 dpi, conforme solicitado pelo fabricante do programa Radiocef 2000®, utilizado nesta pesquisa. Após a digitalização, as imagens foram inseridas no programa e visualizadas na tela do monitor, onde se efetuou a marcação dos pontos por meio de um mouse, conforme as exigências do programa para cada análise cefalométrica.
Finalizada a marcação de todos os pontos, é solicitado ao programa analisar os dados por meio da função fatores; estes são calculados e emitidos na tela do monitor, sendo solicitada, então, a impressão do relatório emitido pelo programa. As análises foram realizadas no sistema operacional Windows 98®. O programa possui capacidade para executar várias análises cefalométricas. Entretanto, as análises selecionadas para este estudo foram Ricketts, McNamara e Steiner.
Após a obtenção dos dados obteve-se a média e o desvio-padrão para ambos os gêneros e procedeu-se o tratamento estatístico. Foi utilizado o teste “t” de Student para amostras independentes, com intervalo de confiança de 95% ou p≤ a 0,05.
 
RESULTADOS:
Para a análise de Ricketts, as medidas que apresentaram diferença significativa entre os valores da amostra estudada e os valores de referência foram: Relação Canina, Posição do Molar Superior, Plano Oclusal/Ramo Mandibular-Xi, Altura Facial Total, Comprimento Craniano Anterior, Altura Face Posterior, Comprimento do Corpo.
Para a análise de Steiner as medidas que apresentaram diferença significativa entre os valores da amostra estudada e os valores de referência foram: SNA, SNB, SND, 1/.SN, 1/.NA, IMPA, Ângulo Interincisal, Plano Oclusal.SN, Plano mandibular.SN, SL, Ângulo Facial.
A harmonia facial está relacionada com proporções equilibradas, e não com medidas exatas e padronizadas para todo e qualquer indivíduo. Enquanto Steiner e Ricketts trabalhavam com o conceito básico de dimensões em milímetros e ângulos, McNamara trabalhou com o conceito fundamental de proporções, portanto, não provocou surpresa constatar que, comparando-se as médias das amostras estudadas com os valores referenciais da análise de McNamara, nenhuma das 13 dimensões mensuradas teve diferença, estando todas dentro dos valores-padrão preconizados pelo autor, confirmando a harmonia faicial do grupo desta pesquisa.
Para o dimorfismo sexual o Trespasse Vertical, Inclinação Plano Oclusal, Comprimento Craniano Anterior, Altura da Face Posterior, Comprimento do Corpo, , Co-GN, Co-A, Diferença Mx-Md, Ena-Me, Ocl. SN e SE apresentaram média significantemente mais elevada, no gênero masculino do que no feminino.
 
CONCLUSÕES:
Por meio da metodologia empregada e a partir dos resultados obtidos, Pode-se concluir que:
1) Para as amostras estudadas, observou-se uma protrusão das bases ósseas maxilar e mandibular, sendo que o grupo masculino apresentou valores superiores aos do grupo feminino;
2) O grupo masculino demostrou maior inclinação do plano oclusal, menor altura facial e uma face mais braquicefálica quando comparado com o grupo feminino e com os valores referenciais das análises cefalométricas de Ricketts e Steiner;
3) O padrão dentário encontrado foi o de protrusão, tanto maxilar quanto mandibular, apresentando, no entanto, pouca significância clínica;
4) Todas as mensurações da análise de McNamara encontram-se dentro dos valores de referência preconizados pelo autor.

 

Fonte:Internet Explorer

Créditos:(1. Depto. de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Faculdade de Odontologia - PUCRS)